11 Pintura - As Escolas e o Problema do Estilo

  • Marca: Editora 34
  • Modelo: 9788573265330
  • Disponibilidade: Em Estoque
  • R$ 39,00

Calcular Frete

  • 11 Pintura - As Escolas e o Problema do Estilo

SinopseEmbora já não sejam fundamentais para a arte contemporânea, as noções de escola e estilo foram, durante pelo menos quatro séculos, determinantes para compreender as obras de arte e assegurar sua inserção no cânone. O volume 11 da coleção A pintura percorre as mudanças de sentido que essas noções sofreram ao longo do tempo. Se, em um primeiro momento, elas constituíram critérios para estabelecer periodizações (Renascimento, Maneirismo, Barroco...), na modernidade, foram convertidas em bandeiras de disputa ideológica, adquirindo logo a seguir um estatuto filosófico. Dos Diálogos de Francisco de Hollanda à Vida das formas de Henri Focillon, o leitor acompanha as diversas questões suscitadas por esses dois conceitos, particularmente aquela em torno da origem dos estilos: imitação dos mestres, para Hollanda e Vasari; manifestação do livre jogo das faculdades artísticas, em Courbet, Delacroix e Zola; ou produto da influência de contextos determinados, como querem Wölfflin e Taine.

Sobre a organizadoraJacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.