A escolarização de adolescentes em medida socioeducativa de internação, especialmente na área das Linguagens, é o fio que articula os nove capítulos deste livro. Temas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura e Língua Brasileira de Sinais (Libras) são algumas das especificidades abordadas, tanto do ponto de vista das práticas pedagógicas dos docentes quanto das vivências dos jovens sobre sua experiência escolar. Além disso, essas questões curriculares são articuladas a outros campos de sua trajetória, como o passado de abandono escolar, a construção presente de sua identidade e de suas expectativas futuras. Dar voz àqueles que são continuamente marginalizados, silenciados, esquecidos – mais um ponto que perpassa e alinhava todas as pesquisas que deram origem aos textos que aqui nos são presenteados. A leitura, a escrita e a fala – mediadas pelo professor – são, assim, pensadas como potencializadoras não apenas do resgate de defasagens educacionais, mas, também, da agência, do empoderamento e da cidadania de jovens em conflito com a lei.
Fruto da pesquisa “Novos significados para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto da Socioeducação: linguagens para a autonomia e a cidadania”, selecionada pelo edital Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública, esta coletânea nos brinda com resultados que estimulam o diálogo com estudiosos que trazem reflexões sobre linguagem e práticas escolares inclusivas no contexto da Socioeducação.