O Abrigo do Tempo é um Ensaio Sobre a História do Cinema. Sumário Prefácio Ismail Xavier Introdução Parte i Atualidade da Imagem e Imagem da Atualidade Capítulo 1 Atualidade da Imagem Inscrição da Impressão Instantânea da Vida a Expressão da Passagem do Tempo e do Movimento do Mundo a Qualidade da Presença da Imagem Cinematográfica a Dimensão Documental Capítulo 2 a Imagem da Atualidad o Advento da Atualidade a Ilustração da Atualidade a Atualidade Cinematográfica a Atualidade Reconstituída Parte ii Entre Imagens do Próximo e do Longíquo Capítulo 3 o Estabelecimento do Vínculo Imagens e Filmes de Viagens Emergência de uma Nova Abordagem a Filmagem Como Processo o Ritmo do Relato Capítulo 4 a Identificação do Lugar Arrancar da Vida Trechos de Energia Autêntica Relação e Passagem Entre os Fatos Visuais Ritmo e Composição da Narrativa Parte iii Projeção e Propagação da Imagem Capítulo 5 a Encarnação do Mito e Triumph des Willens (o Triunfo da Vontade, 1934) de Leni Riefenstahl Gênese e Caracterização de um Projeto o Filme e sua Narrativa o Ritmo da Narrativa Parte iv Memórias das Imagens e Palavras de Memória Capítulo 6 Comunidade de Memória Cabra Marcado Para Morrer (1953), de Eduardo Coutinho Gênese e Caracterização do Projeto o Filme e sua Narrativa Desenvolvimento da Narrativa Capítulo 7 História de uma Memória Histoire(s) du Cinéma (história(s) do Cinema, 1998) de Jean luc Godard Caracterização do Projeto Introdução à Ordenação da Série Conclusão de um Percurso (4b les Signes Parmi Nous) Epílogo Referências Bibliográficas Agradecimentos.