Sumário da Obra Índice Capítulo um Existe Sistema Educacional no Brasil 1. Origem do Problema 2. Desenvolvimento das Idéias Relativas ao Problema 3. Proposição do Problema 4. Delimitação do Problema 5. Importância do Problema 6. Consequências Para a Educação Capítulo Dois uso Inadequado do Termo Sistema 1. o Conflito Centralização Descentralização 2. o Conflito Escola Particular Escola Pública 3. Repercussão dos Conflitos no Congresso Nacional 4. Conclusão Caráter Indefinido do Conceito de Sistema na Literatura a Respeito da L.d.b. Capítulo Três Noção de Sistema Educacional 1. o Problema Metodológico 2. o Fundamento da Atividade Sistematizadora 2.1. Necessidade de uma Análise da Estrutura do Homem 2.2. Descrição Fenomenológica da Estrutura do Homem 2.3. Caráter Dialético da Estrutura do Homem 3. a Filosofia Como Mediação Entre a Ação Assistemática e a Ação Sistematizada 4. Sistema e Estrutura 4.1. Noção de Sistema 4.2. Noção de Estrutura 5. Noção de Sistema Educacional 5.1. Como se Pode Sistematizar a Educação 5.2. Sistema Educacional 5.3. o Sentido da Filosofia da Educação 5.4. Precisões Terminológicas Capítulo Quatro o Conceito de Sistema na L.d.b. 1. Função Sistematizadora de uma lei de Diretrizes e Bases 1.1. Sentido da Expressão Diretrizes e Bases 1.2. lei de Diretrizes e Bases e Sistema Educacional 2. a L.d.b. Brasileira e a Função Sistematizadora 2.1. o uso do Termo Sistema na lei 2.2. a L.d.b. Face à Noção de Sistema Educacional Capítulo Cinco Conclusões e Perspectivas Futuras 1. Ausência de Sistema Educacional no Brasil 2. Hipóteses Explicativas da Ausência de Sistema 3. as Novas Diretrizes e Bases Para o Ensino de 1 e 2 Graus 4. Tarefa dos Educadores Brasileiros Atuais Apêndice Sinopse Cronológica Completa da Tramitação do Projeto no Congresso Nacional Bibliografia i Escritos Parlamentares ii Artigos Publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos iii Artigos Publicados em Outras Revistas iv Dicionários e Enciclopédias Consultados v Livros Complementares Citados.