O livro A Álgebra Ensinada por Situações-Problemas, de Joëlle Vlassis, propõe uma nova forma de aprender álgebra, utilizando situações-problemas como ponto de partida. A autora argumenta que essa abordagem permite aos alunos desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos algébricos, além de estimular o raciocínio crítico e a autonomia.
Principais características:
Abordagem inovadora: A álgebra é ensinada através de situações-problemas do mundo real, tornando o aprendizado mais relevante e interessante para os alunos.
Desenvolvimento do raciocínio crítico: Os alunos são incentivados a pensar por si mesmos e a formular suas próprias soluções para os problemas.
Autonomia dos alunos: O livro oferece aos alunos a oportunidade de explorar os conceitos algébricos de forma independente, com o apoio do professor.
Conteúdo:
O livro está dividido em cinco capítulos, que abordam os seguintes temas:
Os modos de raciocínio dos alunos: O capítulo explora como os alunos pensam sobre álgebra e identifica as dificuldades mais comuns.
A resolução de equações de primeiro grau com uma incógnita: O capítulo apresenta diversas técnicas para resolver equações de primeiro grau, com exemplos e exercícios.
A álgebra através da geometria: O capítulo mostra como a álgebra pode ser utilizada para resolver problemas geométricos.
As situações de tipo "escolha de um número": O capítulo apresenta um método para resolver problemas que envolvem a escolha de um número.
Benefícios:
Aprendizado mais significativo: Os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda dos conceitos algébricos.
Melhoria do raciocínio crítico: Os alunos aprendem a pensar por si mesmos e a resolver problemas de forma criativa.
Aumento da autonomia: Os alunos se tornam mais confiantes e autônomos em seus estudos.
Público-alvo:
Professores de matemática: O livro oferece aos professores uma nova forma de ensinar álgebra, com recursos e atividades que facilitam o aprendizado dos alunos.
Alunos do ensino secundário: O livro é ideal para alunos que desejam aprender álgebra de forma mais interessante e significativa.
Sobre a autora: Joëlle Vlassis é uma matemática e educadora francesa, especialista em didática da matemática. Ela é autora de diversos livros e artigos sobre o ensino da álgebra.
Recomendação: A Álgebra Ensinada por Situações-Problemas é um livro inovador e eficaz que oferece uma nova forma de aprender álgebra. É um recurso valioso para professores e alunos que desejam um aprendizado mais significativo e interessante.